Como fazer uma almofada de meditação?

Como fazer uma almofada de meditação?

Acesse nossas páginas no facebook: budismo engajado e budismo petrópolis.

Corte uma faixa de tecido com altura de 24 cm e comprimento de 1 m 50 cm de largura. Faça 14 pregas a cada 8 cm. Marque cada prega com o ferro quente e alfinete encima e embaixo a cada prega. Alinhave cada prega superior com um dos círculos pelo lado avesso do pano e costure. Não precisa tirar os alfinetes pois a máquina passa por cima. Depois repita o mesmo procedimento com o outro círculo na parte inferior da faixa. Deixe uma abertura para o zíper. No vídeo acima as medidas estão um pouco deferentes, mas o zafu que fiz usei essas do desenho. Veja os vídeos no fim do post.  Há mais uma possibilidade, o banco de meditação, veja no fim do post.

 

zafu (1)

São 14 pregas com os alfinetes como mostra no vídeo. Nesse vídeo a pessoa cortou em 14 quadrados e depois alfinetou cada quadrado. Eu não fiz assim, mas talvez fique mais fácil de fazer desse modo. Vou tentar fazer uma almofada também com esse jeito para ver qual dos dois fica melhor.

Tecido: Lonita e sarja são os mais resistentes e duráveis, mas entre os dois a sarja é o tecido mais caro. Também pode ser feito com um poliéster grosso. O enchimento é o item mais problemático. Eu uso paina, mas na falta dela pode-se usar trigo sarraceno.

Se vc. achou muito complicado o zafu redondo tente um quadrado: largura 10 cm, comprimento 12 cm e altura 5 cm descontando cada centímetro deixado para costura fica 8 x 10 x 3. Além de mais fácil de fazer é multi-uso. Todavia o zafu tradicional é redondo e preferencialmente preto. Mas se vc. só vai usar em casa e não vai levá-lo em retiros ou em locais de prática como mosteiros e salas de meditação, pode optar por outras cores.

Há também a possibilidade de fazer uma almofada em meia-lua. Se for uma meia lua com linha reta, tb. é facil de fazer. Se for com linha curva (lua crescente) já complica um pouco na hora de pôr o ziper, mas quem sabe costurar dá um jeito.

zafu-meia-lua

 

 

Acesse nossas páginas no facebook: budismo engajado e budismo petrópolis.

Mais uma possibilidade para a prática da meditação é utilizarmos um pequeno banco. Veja nas imagens abaixo:

banco meditação     banco meditação