Meditação para Crianças

Neste curto filme de quatro minutos, crianças falam sobre como lidar com as emoções e com a meditação e sobre técnicas de respiração.

Confira nossas páginas no Facebook: Budismo Engajado e Budismo Petrópolis e no
Instagram Budismo Petrópolis

Os cineastas Julie Bayer Salzman e Josh Salzman criaram “Just Breathe” com seu filho, colegas e membros da família em uma tarde de sábado. A escola das crianças introduziu meditação aos alunos.

“O filme é totalmente improvisado”, diz Julie. “O que as crianças dizem é baseado puramente em seu próprio entendimento de emoções difíceis, e como eles lidam com elas através da respiração e meditação.

Apenas respire: o aprendizado da gestão das emoções

Nós podemos aprender a linguagem das emoções em qualquer idade. O que acontece é que, do mesmo jeito que ocorre com o aprendizado de outros idiomas, as pessoas que o aprendem quando crianças conseguem falá-lo com mais facilidade.

O que você precisa tirar disso é que a identificação e a comunicação emocional podem ser aprendidase são um aspecto essencial para obtermos relacionamentos íntimos e profundos.

Uma pessoa que “sabe falar e ouvir” nestes termos é uma pessoa que pode sintonizar e interpretar uma esfera a mais da comunicação intra e interpessoal.

Segundo os dados que Shapiro Lawrence apresenta, a comunicação e a gestão emocional compõem 90% das nossas experiências vitais. Do mesmo jeito, aprender a fomentar a calma, aprender a administrar a expressão facial, a postura, o tom de voz e os nossos gestos é essencial, pois somente 7% do significado emocional se expressa pelas palavras.

O vídeo nos mostra que traduzir nossas emoções em palavras é uma parte vital da sua compreensão,já que as palavras se conectam com os sentimentos em si e as respostas psicofisiológicas que provocam.

(Para ativar as legendas em português, basta clicar no ícone de legendas na parte inferior do vídeo, ao lado da opção “Detalhes”.) Legendas de Buda Virtual. Acesse o Canal Buda Virtual no Youtube e veja mais vídeos sobre meditação e o caminho budista.