Mantra: Om Mani Padme Hum

O mantra de seis sílabas de Chenrezig (foto abaixo), OM MANI PADME HUM , é a sabedoria compassiva de todos os Budas na forma de som. Dentro dele está contido o significado essencial de todos os 84 mil ensinamentos de Buda.

De todos os diversos mantras de vários tipos, como os mantras de estado desperto, dharanis e mantras secretos, nenhum é superior ao mantra de seis sílabas de Chenrezig. Os enormes benefícios da recitação desse mantra, conhecido como “mani”, são descritos muitas vezes tanto nos sutras quanto nos tantras.

Costuma-se dizer que recitar o mani mesmo uma única vez é o mesmo que recitar na íntegra os doze ramos dos ensinamentos do Buda.

Recitar as seis sílabas do mani torna perfeitas as seis paramitas (generosidade, paciência, disciplina/ética, energia constante, concentração meditativa, sabedoria)  e bloqueia firmemente qualquer possibilidade de renascimento nos seis reinos do samsara.

É uma prática simples, fácil de compreender e acessível a todos, e ao mesmo tempo contém a essência do Dharma. Se você tomar o mani como refúgio, tanto na felicidade quanto na tristeza, Chenrezig sempre estará com você. Você sentirá mais e mais devoção sem qualquer esforço, e por si só toda a realização do caminho Mahayana vai despertar no seu ser.

Até uma única sílaba do mantra por si só, OM, MA ou NI, carrega um poder inimaginável para abençoar e liberar os seres. Costuma-se dizer que um Buda é capaz de feitos extraordinários além da capacidade de qualquer outro ser, como dizer exatamente quantas gotas de chuva iriam cair durante uma tempestade que durasse doze anos. Mas mesmo ele não seria capaz de descrever inteiramente o mérito gerado por uma única recitação do mani.

Se ele fosse começar tal descrição, mesmo que todas as florestas da terra fossem transformadas em papel, nunca haveria papel suficiente para escrever mais do que uma parte mínima.

Texto de  Sua Santidade Dilgo Khyentse Rinpoche (Tibet, 1910 – Butão, 1991). Via Marilia Lima.
Acesse Instagram Budismo Petropolis e Facebook Budismo Petropolis e Budismo Engajado

Versões do mantra e ensinamento sobre o mantra pelo Dalai Lama:

1- Por Marcus Viana – maestro brasileiro  – 2 – por Imee Ooi

3- Ensinamento breve de Sua Santidade o Dalai Lama

Anúncios