Trabalho e Meditação – 15 Passos

15 Passos para a Atenção Plena no Trabalho – O Trabalho como Prática.
Por Thich Nhat Hanh.
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1. Começa o teu dia com 10 minutos de sessão de meditação sentada.

2. Aproveite o tempo para se sentar e desfrutar de tomar o café da manhã em casa.

3. Lembre-se todos os dias da sua gratidão por estar vivo e ter 24 novas horas de vida para viver.

4. Tente não dividir o seu tempo em ” meu tempo ” e ” trabalho.” todo o tempo pode ser seu próprio tempo se você ficar no momento presente se mantiver em contato com o que está acontecendo no seu corpo e mente. Não há razão para que o seu tempo no trabalho seja menos agradável do que o seu tempo em qualquer outro lugar.

5. Resista ao impulso de fazer chamadas no seu celular enquanto estiver a caminho ou voltando do trabalho, ou a caminho dos compromissos Permita-se, desta vez, este tempo estar só com você, com a natureza e com o mundo à sua volta.

6. Arranje uma área para observar a respiração no local de trabalho onde poderá ir para se acalmar, parar e descansar. Faça intervalos regulares se respiração para voltar ao seu corpo e trazer os seus pensamentos de volta para o presente.

7. Na hora do almoço, coma apenas a sua comida e não os seus medos ou preocupações. Não coma o almoço na sua mesa de trabalho. Mude de ambiente. Vá dar um passeio.

8. Faça um ritual para beber o seu chá. Pare o trabalho e olhe profundamente para o seu chá para ver tudo o que foi necessário para fazê⁻lo: as nuvens e a chuva, as plantações de chá e os trabalhadores que colhem o chá.

9. Antes de ir a uma reunião, visualize alguém muito tranquilo, consciente e hábil para estar com você. Refugie-se nesta pessoa para ajudar te manter calmo e em paz.

10. Se sentir raiva ou irritação, abstenha-se de dizer ou fazer alguma coisa imediatamente. Volte para a sua respiração e siga a sua inspiração e expiração até você se acalmar.

11. Pratique olhar para o seu chefe, os seus superiores, os seus colegas ou os seus subordinados como seus aliados e não como seus inimigos. Reconheça que trabalhar colaborativamente traz mais satisfação e alegria do que trabalhar sozinho. Saiba que o sucesso e a felicidade de todos é o seu próprio sucesso.

12. Expresse a sua gratidão e apreço aos seus colegas regularmente pelas suas qualidades positivas. Isto irá transformar todo o ambiente de trabalho, tornando-o muito mais harmonioso e agradável para todos.

13. Tente relaxar e restaurar-se antes de ir para casa, para que não traga energia negativa acumulada ou frustração para casa com você.

14. Tire algum tempo para relaxar e voltar para si quando chegar a casa antes de começar as tarefas domésticas. Reconheça que a multitarefa significa que nunca está totalmente presente em algo. Faça uma coisa de cada vez e dê a isso toda a sua atenção.

15. No fim do dia, guarde um registro de todas as coisas boas que aconteceram no seu dia. Regue as suas sementes de alegria e gratidão regularmente para que elas possam crescer.

Thich Nhat Hanh (Tradução equipe Budismo Petrópolis)

Segue o texto original em inglês.

15 practical steps Thay says we can take to bring mindfulness to our work:
1. Start your day with 10 minutes of sitting in meditation.
2. Take the time to sit down and enjoy eating breakfast at home.
3. Remind yourself every day of your gratitude for being alive and having 24 brand-new hours to live.
4. Try not to divide your time into “my time” and “work.” All time can be your own time if you stay in the present moment and keep in touch with what’s happening in your body and mind. There’s no reason why your time at work should be any less pleasant than your time anywhere else.
5. Resist the urge to make calls on your cell phone while on your way to and from work, or on your way to appointments. Allow yourself this time to just be with yourself, with nature and with the world around you.
6. Arrange a breathing area at work where you can go to calm down, stop and have a rest. Take regular breathing breaks to come back to your body and to bring your thoughts back to the present.
7. At lunchtime, eat only your food and not your fears or worries. Don’t eat lunch at your desk. Change environments. Go for a walk.
8. Make a ritual out of drinking your tea. Stop work and look deeply into your tea to see everything that went into making it: the clouds and the rain, the tea plantations and the workers harvesting the tea.
9. Before going to a meeting, visualize someone very peaceful, mindful and skillful being with you. Take refuge in this person to help stay calm and peaceful.
10. If you feel anger or irritation, refrain from saying or doing anything straight away. Come back to your breathing and follow your in- and out-breath until you’ve calmed down.
11. Practice looking at your boss, your superiors, your colleagues or your subordinates as your allies and not as your enemies. Recognize that working collaboratively brings more satisfaction and joy than working alone. Know that the success and happiness of everyone is your own success.
12. Express your gratitude and appreciation to your colleagues regularly for their positive qualities. This will transform the whole work environment, making it much more harmonious and pleasant for everyone.
13. Try to relax and restore yourself before going home so you don’t bring accumulated negative energy or frustration home with you.
14. Take some time to relax and come back to yourself when you get home before starting on household chores. Recognize that multitasking means you’re never fully present for any one thing. Do one thing at a time and give it your full attention.
15. At the end of the day, keep a journal of all the good things that happened in your day. Water your seeds of joy and gratitude regularly so they can grow.

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